top of page

Meu Blog 

Alimentação saudável aos 2 anos: Manter qualidade e quantidade.


Essa é uma fase em que a criança já está comendo de tudo. Nesse sentido deve-se continuar estimulando uma alimentação saudável e variada, sem excessos. É uma época muito delicada, pois muitos vícios alimentares são instalados neste período se os pais não estiverem atentos. Se há permissividade na liberação de alimentos industrializados, processados, corantes, açucarados, biscoitos e bebidas carbonatadas, muito do que se trabalhos nos primeiros anos de vida vai, literalmente, por água abaixo!

São cuidados importantes nesse momento:

- Estimular o consumo de alimentos saudáveis para toda a família. Os pais são exemplos para a criança – como e o que comer.

- Não existem alimentos proibidos, entretanto, guloseimas, refrigerantes, doces, balas, embutidos, entre outros, não precisam ser oferecidos para não estimular esse hábito. Se necessário, podem ser consumidos esporadicamente.

- A prevenção do ganho de peso excessivo nessa fase ajuda muito a prevenir a obesidade no futuro. Fique atento.

- É bom lembrar que nessa fase a criança já não cresce nem ganha tanto peso como antes, por isso pode haver a impressão de que ela não tem apetite. Isso é normal. Não a force comer se ela não quiser, nem utilize recompensas ou punições. Isso pode transformar a hora da refeição num momento desagradável para todos na casa.

- A criança deve fazer pelo menos 6 refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Destaques
Destaque
bottom of page