Por definição é a fase entre os 10 e 19 anos de idade. É uma fase marcada por transformações físicas e psicológicas muito intensas e imprevistas, caracterizando a passagem progressiva da infância para a idade adulta. A adolescência está começando cada vez mais cedo hoje em dia. Os adolescentes tendem a “seguir” grupos ou tribos, contestando tudo e todos num momento e no outro agindo como crianças indefesas.
Os adolescentes de 10 a 14 anos
Fase marcada por dúvidas sobre o crescimento, desenvolvimento e transformações corporais (perda do corpo infantil) do adolescente. Também é um momento arriscado onde o indivíduo busca o próprio limite, muitas vezes, colocando-se em situações de risco sozinho ou com amigos.
As perguntas mais comuns nesse período dos próprios adolescentes e da família são:
- quanto e quando vai crescer ?
- para a menina, quando vai ficar “mocinha” ?
- como e quando falar das transformações do corpo ?
- como saber se a menina já vai menstruar ?
* Momento arriscado para: acidentes fora do domicílio (trauma, acidentes automobilísticos, em água, etc)
Os adolescentes de 15 a 20 anos
Para aqueles que já venceram os desafios da puberdade (rápida mudança corporal), agora passam a se preocupar com as relações sociais, paqueras, namoros, grupos e a busca da liberdade (escola, emprego, vocação e sonhos). A auto-imagem nessa fase pode estar alterada por baixa auto-estima e pela presença de acne, micoses, dificuldades visuais (necessidade de óculos), deformidades de arcada dentária (uso de aparelhos) e da curvatura da coluna. Esse conjunto de fatores, associados ao desenvolvimento da sexualidade pode gerar um momento de intenso conflito.
* Momento arriscado para: desestabilização das relações familiares (conflitos), prática de atividade sexual sem proteção (risco de gravidez), abuso de drogas e acidentes
Uma das principais características da fase de adolescência á a busca da própria identidade, para isso o adolescente passa por alguns “lutos” que, por vezes, geram conflitos com ele mesmo e com os que estão próximos dele.
São essas perdas:
1. Perda do corpo infantil – aceitação das modificações ocorridas na puberdade
2. Perda dos pais da infância – momento de relações conflituosas dentro de casa
3. Perda da identidade – abandono do comportamento infantil e a busca de um novo papel na sociedade e para si próprio como indivíduo. Essas perdas se manifestam de forma mais ou menos padronizada, no comportamento do adolescente.
E costumam ser agrupadas e denominadas – “Síndrome da Adolescência Normal”, que é composta por 10 itens:
- Busca de si mesmo e da identidade adulta
- Separação progressiva dos pais
- Tendência grupal
- Necessidade de intelectualizar e fantasiar
- Crises religiosas
- Deslocação temporal
- Contradições sucessivas nas manifestações de conduta
- Atitude social reivindicatória
- Flutuações de humor e do estado de ânimo
- Evolução sexual
Em síntese, há uma grande energia em movimento nessa fase que deve ser orientada no sentido positivo, com muito amor, carinho e paciência. Lembrando que esse é um momento extremamente especial da formação do indivíduo para o resto da vida.