top of page
  • Dra Geórgia Fonseca

O Teste do Olhinho e a visão do bebê até os 3 meses.


O Teste do Olhinho tem como objetivo ver um reflexo vermelho que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. Quando presente significa que está tudo bem com o olho do bebê e que não há nada que atrapalhe a entrada e a saída de luz pela pupila. Esse teste descarta problemas na estrutura do olho como catarata e glaucoma, que se não forem diagnosticados e tratados precocemente vão atrapalhar o desenvolvimento normal da visão.

Esse exame deve ser feito em todos os bebês logo após o nascimento, ainda na maternidade. É simples e não dói. O médico usa um oftalmoscópio para observar o olho do bebê enquanto o examina. Se for encontrado algum problema a criança será encaminhada ao oftalmologista.

Durante esse exame o médico também examina todas as estruturas externas do olho para ver se está tudo dentro do normal e consulta após consulta a gente observa a evolução da visão, movimentos dos olhos e capacidade da criança fixar o olhar.

Ao nascimento, o recém-nascido enxerga objetos a uma distância de 20 a 30 centímetros de seus olhos. Como ele já nasce com uma preferência por mirar a face humana, ele mama trocando olhares com a mãe. É importante que o hospital realize ao nascimento a pesquisa do reflexo vermelho nos olhos do bebê, que permite a detecção precoce de doenças que comprometem a visão, como a catarata congênita, o glaucoma e outras malformações oculares. Geralmente, o exame é feito na maternidade, porém poderá ser realizado também durante a primeira consulta com o pediatra.

No segundo mês de vida, o lactente consegue fixar o olhar em objetos. Aos quatro meses, acompanha o movimento ao seu redor. Com seis meses de idade o bebê já completou o desenvolvimento da visão e pega objetos com eficácia.

Desde o nascimento até os seis meses, a criança pode apresentar estrabismo intermitente (por segundos) – desvio convergente ou divergente dos olhos. Caso o estrabismo seja fixo após seis meses de idade, pode ser necessária uma avaliação oftalmológica.

bottom of page