top of page
  • Foto do escritorGeórgia Fonseca

Cereais infantis engordam?


Primeiramente, é muito importante conhecer sobre os cereais.

Os cereais são frutos das plantas chamadas gramíneas. São frutos secos e duros (grãos).

Na história da humanidade o cereal mais importante pode ser considerado o trigo. Outros cereais muito utilizados são o arroz, o milho, a aveia, a cevada e o centeio. Os grãos são constituídos de três partes: a cutícula, que é o envoltório, formado principalmente de celulose. Depois vem a amêndoa farinácea composta de uma camada proteica mais superficial e outra mais profunda formada de grãos de amido. Por último temos o chamado germe, que contém proteínas, minerais, gorduras e vitaminas.

Os chamados cereais infantis são utilizados para a alimentação das crianças porque eliminam os componentes de digestão mais difícil, como fitatos e fibras, que são componentes vegetais que atrapalham a absorção de alguns nutrientes importantes, como, por exemplo, o ferro e zinco. Por este motivo os cereais infantis são especialmente elaborados para as crianças e enriquecidos de nutrientes adequados, como o ferro, vitamina C e zinco. Tem importante papel na fase da alimentação de transição, ou seja, quando o bebê vai deixar de mamar exclusivamente leite e passar a receber alem do cereal, papas de legumes, carnes, frutas e sucos. Alguns cereais infantis, além de serem importantes na complementação de vitaminas e minerais, apresentam ainda em sua constituição probióticos que são micro-organismos vivos e contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal, trazendo efeitos benéficos à saúde.

Os processos industriais a que são submetidos os cereais infantis, deixam-nos já parcialmente digeridos para os bebês. O cereal fica mais adocicado tendo uma melhor aceitabilidade.

Existe uma preocupação pelo fato de os cereais infantis poderem engordar os bebês. Nesta fase o gasto de energia dos bebês é maior, devido ao acelerado ritmo de crescimento e se ofertarmos a quantidade adequada e estabelecida pelo Pediatra não teremos nenhum problema e sim benefícios. Deve-se, no entanto, oferecer com na forma de mingau para agregar maior valor nutricional. Nunca deve ser utilizado para ”engrossar” as mamadeiras. Deve ser dado com colher. O excesso de aporte de calorias é que é prejudicial e pode levar à obesidade.

bottom of page