top of page
  • Foto do escritorGeórgia Fonseca

Os dentinhos do bebê


Em alguns bebês é possível que nasçam os primeiros dentes no final dos 6 meses. Mesmo crianças amamentadas precisam ser submetidas à higienização oral com gaze ou dedeira úmida em água filtrada depois da mamada. Quando o primeiro dentinho nascer, também deve ser feita a escovação após cada refeição (escova pequena com cerdas macias e arredondadas), só com água ou pequena quantidade de pasta sem flúor, até 12 meses de idade.

O dente de leite ( decíduo, dentição decídua, dentição de leite ou dentição temporária) é representada pelo primeiro conjunto de dentes que aparecem nas crianças. Eles são substituídos, após a sua queda, pelos dentes permanentes.

O aparecimento dos dentes varia muito de criança para criança dependendo de fatores genéticos, condições do nascimento, desenvolvimento e amadurecimento ósseo.

Os primeiros dentes de leite aparecem na cavidade oral entre 4 a 10 meses de idade, estando a dentição completa por volta de 2 a 3 anos. Ela é composta por 20 dentes (10 na maxila e 10 na mandíbula)

Alguns sintomas podem aparecer nessa fase como dor e incômodo.

Manifestações locais

Inflamação gengival

Eritema, prurido, edema gengival

Irritação local

Vermelhidão da mucosa oral

Salivação excessiva

Úlceras bucais

Aumento da frequência da sucção e ato de morder

Bruxismo ( Ranger dos dentes )

Manifestações sistêmicas

Alterações gastrintestinais: diarreia, vômitos, cólicas

Alteração do sono

Irritabilidade

Febre

Redução do apetite

Desidratação por menor ingestão de líquidos

Nessa situação quando há muito incômodo e dor, deve-se acalmar a criança, oferecer alimentos que ela aceite em consistência facilitada, preferencialmente, frios ou gelados, utilizar mordedores apropriados resfriados. Se a dor for muito intensa, o pediatra deve ser consultado, sobre a necessidade de se utilizar analgésicos sistêmicos (dipirona, paracetamol) e anestésicos locais (gel e pomada que aplicado na mucosa oral reduz a dor).

Ao escovar os dentinhos do bebê use uma escova pequena e com cerdas macias. Faça movimentos circulares ou movimentos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particularmente onde o dente encontra a gengiva.

Deve-se utilizar pequena quantidade de pasta sem flúor (equivalente a uma ervilha). A pasta com flúor só deve ser utilizado quando a criança aprender a cuspir.

bottom of page