top of page
o-que-é-homeopatia.jpg

Homeopatia

A homeopatia é um método de tratamento seguro e eficaz que usa remédios especialmente preparados com o objetivo de estimular a capacidade do organismo a recuperar seu estado de saúde. Para o homeopata os sintomas não são a doença mas, ao contrário, a expressão dos mecanismos de defesa da totalidade do organismo para lutar contra esta doença. Sob seu olhar o indivíduo não é visto como um sistema de partes fragmentadas e sim como um todo, único e indivisível.

Foi desenvolvida há mais de 200 anos pelo médico e cientista alemão Samuel Hahnemann, basedo na teoria de que a substância que poderia causar sintomas num indivíduo saudável seria  capaz de curá-los em um indivíduo enfermo. Ela busca curar as patologias e seus sintomas através da administração de substâncias de origem animal, vegetal ou mineral, potencialmente diluídas e dinamizadas, que se mostraram capazes, durante extensas experimentações em indivíduos voluntários, de provocar idênticos sintomas ou reações à que se pretende tratar.

O que muito poucas pessoas sabem, é que a homeopatia se baseia num rigoroso método de testes experimentais. Cada um dos mais de 2000 remédios que compõem a Matéria Médica Homeopática foi experimentado diversas vezes no homem sadio, de onde se catalogam e cruzam sintomas. À estes se juntam as referências científicas e relatos clínicos sobre intoxicações ou envenenamentos, compondo o conjunto de sintomas característicos de cada medicamento.É utilizada em mais de 80 países do mundo sendo especialidade médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina no Brasil. No nosso país estima-se que 30 milhões de pessoas utilizem a homeopatia. Também poucas pessoas conhecem o sucesso que a homeopatia vem apresentando no campo da agricultura e da pecuária. Tem sido adotada por produtores que desejam produzir de forma orgânica, e até mesmo por aqueles que querem apenas economizar em despesas com medicamentos, ou consideram que a homeopatia é mais eficiente no controle das doenças dos animais e nas plantações. Há vários estudos promovidos pela EMBRAPA e a EBDA e atualmente, no Brasi, há mais de 10 laboratórios de homeopatia veterinária devidamente registrados no Ministério da Agricultura e Pecuária.

 

Ao escolher tratar seu filho com homeopatia, você está optando por um tratamento não invasivo, sem riscos, com medicamentos já testados pelo tempo, que usa ingredientes da natureza, que não produzem efeitos colaterais e que será totalmente individualizado para a sua criança com todas as suas especificidades e características visando não só a cura, mas a manutenção do estado de saúde.

logo-federação.png

A Federação Brasileira de Homeopatia

A Federação Brasileira de Homeopatia desde 1945 vem trabalhando no intuito de divulgar o ensino, a pesquisa básica e clínica e a prática da homeopatia, criando ou estimulando a criação de cursos na graduação, pós-graduação, serviços hospitalares, laboratório industrial, farmácia-escola e ambulatórios de homeopatia.

Mantemos o Serviço de Homeopatia em Doenças Neurológicas e do Desenvolvimento na Santa Casa de Misericórdia, no centro da cidade do Rio de Janeiro aonde assistimos a mais de 3000 pacientes portadores de diversas patologias e síndromes que nos são encaminhados por entidades de reabilitação de todo o Rio e Grande Rio. Mantemos convênio com o Ministério da Saúde, Hospital da Lagoa no Rio de janeiro, ABBR ( Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação), ACADIN ( Associação Carioca de Distrofia Muscular), Associaçào Mineira de Distrofia Muscular, SAMOPF ( Serviço de Assistencia Médica da Polícia Federal) , CRE-SER ( Centro de Estudo Aplicado para Tratamento de Crianças com Autismo), entre outros.

Desenvolvemos pesquisa básica e clínica com mais de 872 casos estudados com padronização e resultados abalizados por instituições de reabilitação.

Desde 1996 mantemos publicações anuais em congressos nacionais e internacionais com trabalhos nas áreas de distrofia muscular, amiotrofia espinhal progressiva, paralisia cerebral, lesões raqui-medulares,síndrome de Parkinson, TDAH e autismo.

 Iniciamos agora uma pesquisa que ocorrerá simultaneamente com Bélgica, Itália, França, Espanha e Portugal para avaliação do uso de remédios homeopáticos.

No campo do autismo, desenvolvemos pesquisa desde 2003, tendo um universo de mais de 400 pacientes e estamos mantendo uma pesquisa multicêntrica sobre o efeito da medicação homeopática em pacientes com autismo.

Temos uma publicação neste campo no International Journal of High Dilution Research ( v7, issue 23, p.20-27, June 2008- Study of Homeopathic Medicine Effect on Cognitive and Motor Performance in Autistic Children -Fonseca,G.R.; Bolognani,F;  Durão,F.;  Souza,K.;  Acioly.M;  Bagarollo,F.).

Estamos dando prosseguimento à este trabalho com número cada vez maior de crianças e nos preparamos para nova publicação que seguirá os moldes estatísticos da medicina tradicional. Com avaliações e comparação de escalas de desenvolvimento e comporatamento aplicadas antes e depois de 6 meses de tratamento homeopático, temos observado níveis significantemente estatísticos de progresso da capacidade cognitiva e motora dos pacientes com autismo, além de melhor controle do comportamento e melhora do nível de interação sócio-familiar.

Homeopatia com princípios do CEASE no tratamento do Autismo

CEASE quer dizer Completa Eliminação da Expressão do Espectro Autista. Particularmente não gosto muito deste nome porque sabemos que, até agora, nenhuma cura foi alcançada para o autismo,, mas este foi o nome escolhido na época pelo criador do método, então...vamos lá.

Sou médica homeopata há muitos anos, e trabalho principalmente com o método que desenvolvemos na Federação Brasileira de Homeopatia. Por isto o título é Homeopatia com "princípios" do CEASE, porque apesar de ter realizado a especialização na Universidade de Londres, atualmente uso apenas alguns destes princípios aliados ao tratamento que desenvolvemos na FHB. Sabemos que o TEA pode evoluir muito com as múltiplas abordagens, e que o tratamento deve ser primordialmente multidisciplinar. Apesar de sabermos que não há ainda cura conhecida para o autismo, os pacientes podem atingir o que os estudos mencionam como "best outcome", isto é, uma melhora importante dos sintomas do espectro, o que faz com que muitos pacientes possam até perder o rótulo diagnóstico de TEA, mas ainda passando a lutarem com as comorbidades. A Homeopatia é uma especialidade médica no Brasil. Ela é aprovada pela ONU e, em nosso país, pelo Conselho Federal de Medicina e pelos Conselhos Regionais. No caso do tratamento do Autismo, a homeopatia é mais uma ferramente para auxílio do paciente. Mas é necessário afirmar que não levanto a bandeira da cura dos pacientes com autismo.

Bem, voltando à teoria CEASE - É um método de tratamento homeopático estabelecido em cima de fundamentos bem definidos, e que foi desenvolvido pelo Dr Tinus Smits. Este método abriu alguns horizontes interessantes não só para o tratamento do autismo como de outras intoxicações, como também para o reconhecimento da medicina homeopática, mais uma vez, como fator adjuvante importantíssimo no tratamento do Autismo. A base deste tratamento é a ISOTERAPIA. Com este método fazemos a desintoxicação dos fatores causais e predisponentes para uma patologia. No caso do autismo se busca estes fatores desencadeantes em produtos tóxicos ou medicamentos que a criança possa ter entrado em contato antes de desenvolver os sintomas do autismo, ou nos agentes causais que afetaram a saúde dos pais antes ou durante a gestação desta criança. A isoterapia não foi "inventada" por seu criador, é necessário que se deixe isto claro. Ela já era uma estratégia do tratamento homeopático desde seus princípios. Os criadores deste método reforçam que, para que ele seja aplicado corretamente, ele deve estar baseado em 3 PONTOS INDISPENSÁVEIS: 1) Uso de medicamentos comuns e suplementos para regulação e equilíbrio do organismo da criança ANTES DE COMEÇAR O QUE ELES CHAMAM DE DETOX. 2) Uso da medicina homeopática tradicional com aplicação do remédio de fundo correto para aquela criança e de todos os medicamentos homeopáticos que possam ajudar a equilibrar este organismo. E por fim: 3) O uso da Isoterapia com objetivo de desintoxicação dos fatores causais. Um por vez. Para livrar a criança da marca energética negativa que desencadeou o quadro patológico. Este tratamento é minuncioso e prolongado. Deve ser feito com cuidado e por profissional que saiba muito bem as Matéria Médicas Homeopáticas ( Em homeopatia existem mais de 2000 remédios e cada um deles apresenta um quadro mental diferente) . O profissional deve estar atento às reações que possam aparecer e estar bem treinado em Clínica Infantil para que não confunda reações à medicamentos com as doenças comuns infantis e saiba conduzi-las com racionalidade e o cuidado imediato que necessitem.

 Criança não é adulto em miniatura!

Dicas de Medicamentos Homeopáticos SOS

bottom of page