top of page

Meu Blog 

Meu Pediatra!


Meu pediatra, meu amigo!

O acompanhamento médico é um fator chave para garantir a saúde da criança. Não subestime as consultas de controle. O mais importante é a regularidade dos exames médicos. respeite a frequência determinada pelo seu pediatra. Em termos gerais, se o pediatra não indicar a necessidade de outras consultas, o controle de saúde de seu pequeno deve ter a seguinte regularidade:

. Até os 7 meses de vida - Uma vez por mês

. Dos 7 aos 18 meses de vida - De três em três meses

. Dos 18 meses aos 3 anos - De seis em seis meses

. À partir dos três anos - Uma vez por ano

Aproveite as visitas ao pediatra para tirar todas as suas dúvidas, ainda que as questões pareçam pouco importantes. Para aconselhar não há ninguém melhor que o médico, que conhece a história clínica da criança e pode indicar a providência correta para cada caso.

Convém solicitar ao pediatra informações sobre a alimentação e higiene do bebê. As consultas de controle não servem só para descobrir doenças, mas para obter uma orientação geral sobre as atenções e cuidados exigidos em cada fase da infância.

O pediatra pode pedir exames complementares, ou porque considera uma rotina útil, ou porque detectou alguma anormalidade que deve ser investigada. Siga sempre as instruções de seu médico.

Mesmo quando o médico encaminhar a criança para avaliação de outros especialistas, lembre-se de que a saúde da criança deve estar sob supervisão constante de seu pediatra.

Para que o trabalho do pediatra seja realmente eficiente é fundamental que tanto a criança quanto os pais o considerem um amigo. Alguém em que possam confiar e com quem possam falar sem reservas e sem temores.

É essencial que a criança compreenda que nada tem a temer quando vai ao seu médico. Então nunca ameace a ida ao médico como castigo e por favor nunca use a frase: "Se você não se comportar o médico vai te dar uma injeção!"

Destaques
Destaque
bottom of page